segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Palavra e o Avivamento - A Igreja Precisa de Uma Nova Reforma!


A Palavra e o Avivamento

“A Palavra de Deus é viva e eficaz!”(Hb 4.12).


A Palavra de Deus cria a vida. Tudo o que existe foi criado por meio da Palavra de Deus. Antes de cada etapa da criação temos a expressão “Disse Deus” (Gn 1). “Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca” (Sl 33.6).

A Palavra de Deus renova a vida. A vida surge da Palavra e também é renovada a partir da mesma Palavra de Deus. “Vivifica-me Segundo a tua Palavra!” (Sl 119.25). Os avivamentos genuínos são produtos de um retorno às Escrituras Sagradas.

A Palavra comunica o Espírito Santo. O Espírito Santo é o Espírito da Palavra de Deus: “recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?” (Gl 3.2). “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”(Ef 1.13).

A Palavra é a Espada do Espírito: “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”(Ef 6.17)

A Palavra produz plenitude do Espírito. Para o Apóstolo Paulo, plenitude do Espírito é sinônimo de plenitude da Palavra. Em textos paralelos, ele substitui a expressão “Enchei-vos do Espírito”(Ef 5.18) pela que diz: “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente” (Co 3.16). Reparar que o restante do contexto permanece basicamente o mesmo em ambos os textos.

A palavra de Deus transmite fé. A fé também vem pela Palavra. “De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Rm 10.17). “A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos” (Rm 10.8).

A Palavra de Deus salva: “recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas”(Tg 1.21). “E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” (2 Tm 3.15). “Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego” (Rm 1.16). O diabo sabe do poder salvador da Palavra, de modo que vive procurando tirá-la do coração humano: “E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo” (Lc 8.12).

A Palavra de Deus regenera: ”ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas”(Tg 1.18); e “ sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre” (1 Pe 1.23).

A Palavra de Deus santifica: “vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”(Jo 15.3); e “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,”(Ef 5.26).

A Palavra de Deus é libertadora: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8.32).

A Palavra de Deus produz avivamentos: Os avivamentos registrados na Bíblia se deram a partir da Palavra de Deus:

A fé de Elias foi avivada pelo cumprimento em seus dias (1 Rs 16.34) de uma Palavra Bíblica registrada em Josué 6.26. É meditando nas Escrituras que ele encontra discernimento e coragem para se apresentar diante do Rei Acabe para dizer: “tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos” (1 Rs 17.1). A confiança de Elias está pautada nas Escrituras de Deuteronômio 11.16-17. Elias orou com instância para que não chovesse (Tg 5.17), pois, de acordo com a profecia de Moises, a idolatria promovida por Acabe não poderia ficar impune (Dt 11.16-17). A oração de Elia foi a do tipo “Faze Senhor como prometeste!”(2 Sm 7.25). Vemos, portanto, que o segredo da imensa fé e do ministério profético de Elias residem em sua confiança na Palavra de Deus.

Nos dias do Rei Josias houve um grande avivamento espiritual cujo estopim foi o achado das Escrituras Sagradas (2 Cr 34.14). E o avivamento nos dias de Esdras e Neemias se deu ao redor da Palavra que era lida e explicada todas as manhãs, produzindo arrependimento e despertamento espiritual (Ne 8 – 9).

A Reforma Protestante também aconteceu através de uma redescoberta da verdade do Evangelho. Foi através da leitura das Escrituras que o Padre Lutero teve os seus olhos abertos para o fato da Salvação se ministrada gratuitamente através da fé, o que contrariava a prática católica de cobrar para conceder o perdão dos pecados. Lutero traduziu as Escrituras para a língua do seu povo. A Palavra de Deus produziu uma grande revolução mundial!

O grande avivamento wesleyano que impactou a Inglaterra e pôs fim a escravidão teve seu início com Wesley que estava escutando uma exposição de um trecho de Romanos quando sentiu o seu coração estranhamente aquecido! Wesley disse: “Eu sou homem de um livro só”!

A Igreja brasileira precisa de uma urgente reforma, pois a Igreja tem se desviado da Palavra. Se é verdade que a Palavra vivifica, é certo também que o distanciamento dela provoca morte e destruição. “O meu povo está morrendo por falta de conhecimento” (Os 4.6). A Igreja tem sido contaminada pela teologia da prosperidade, pelo neopentecostalismo, pelo emocionalismo, por práticas bizarras, por fogo estranho no altar de Deus, pelo comércio da fé, pela vaidade humana, pelo estrelismo e culto a personalidade, pelos incontáveis escândalos de toda espécie, pelo relativismo moral, por um cristianismo meramente nominal, por conversões espúrias, sem transformação de vida, por um crescimento sem qualidade, sem santificação, por mania de grandeza, por ambições políticas, por amor ao sucesso, por uma mentalidade materialista, secularista e pragmática, que dá lugar a uma busca desenfreada por métodos, onde os fins justificam os meios, onde a ação do Espírito é deixada de lado em favor de métodos humanos. Sim, a Igreja precisa de uma urgente reforma por estar cada vez mais divorciada da Palavra de Deus.

Precisamos de um genuíno avivamento à moda antiga que se dê através de um retorno à Palavra de Deus e que produza frutos da semente desta bendita Palavra (Mc 4.20), os frutos do Espírito (Gl 5.22 e Ef 5.9) e os “frutos dignos do arrependimento” (Mt 3.8).

“Vivifica-me Segundo a tua Palavra!” (Sl 119.25)


Bispo Ildo Mello

Fraternidade Wesleyana de Santidade

http://www.santidadeeunidade.blogspot.com

http://www.santidadeeunidade.org

A Palavra e o Avivamento - A Igreja Precisa de uma Nova Reforma
A Palavra e o Avivamento - A Igreja Precisa de uma Nova Reforma

Nenhum comentário:

Postar um comentário