sábado, 22 de outubro de 2011

10 características de uma pessoa que está no caminho de santidade



10 características de uma pessoa que está no caminho de santidade

Por Dr. Kevin Mannoia


(não é uma receita, ou um alvo que almejamos atingir). Evidências de quem está no caminho.

Um caráter transformado. (Rm. 12). Quando estamos na presença de uma outra pessoa, ela tem influência sobre mim. Quanto mais próximos de Deus, minha natureza vai ser mudada. Meu caráter básico é transformado para ser como Ele. Deus é o totalmente Outro e quando passamos tempo na presença Dele, vamos nos tornar diferentes. Vamos ser percebidos como aqueles que são totalmente “separados” do mundo. O perigo disso é que vamos nos tornar “outros”, separados do mundo. Cuidado! Mas, esse é o ponto central: nosso caráter vai ser transformado por dentro. Nossa tarefa pastoral não é mudar o comportamento e hábitos das pessoas.

Engajamento responsável (base teológica é a encarnação – Mc. 10:21). Quando Deus viu a condição humana, era uma condição quebrada, separada de si mesmo. Tornamo-nos estrangeiros. Ele queria ter um meio através do qual poderia nos aproximar novamente Dele. Esse meio foi através de Jesus Cristo. Jesus se tornou Homem. Ele viu a nossa condição e se engajou pessoalmente, tomou sobre si a responsabilidade de iniciar a solução. Ele não se sentou e esperou que nós tomássemos a iniciativa. Então, pessoas que estão no caminho de santidade não esperam que as pessoas venham buscar ajuda; elas vão, tomam a iniciativa para que as pessoas possam se reconciliar com Deus. Isso dá um equilíbrio para a primeira característica. O cristão não pode viver numa “bolha”. Perigo: se focamos apenas nisso, o resultado pode ser somente ação social.

Relacionamentos saudáveis. Mutualidade (Ef. 5). Sujeição mútua, humildade. Na Trindade, as três pessoas se sujeitam umas às outras. Perigo é comprometer os nossos princípios para que possamos ter paz com outra pessoa que tem uma posição diferente da minha. (Relativismo social).

Decisões sábias – livre arbítrio. Josué 24. Decisões sábias é diferente de decisões inteligentes. Só é possível tomar decisões sábias com Deus.

Vida íntegra – totalidade de Deus (Mc. 12).

Corações com propósito (I Jo4:7) – baseado no amor de Deus. Deus não nos ama em resposta à nossa performance ou competência. O amor de Deus não é uma resposta, mas é o motivo. É o que O move à ação.

Líder servidor – a mente de Cristo (Fp. 2:5-11). Pessoas no caminho de santidade entendem que somos servos de Deus, e isso define a nossa identidade. As prioridades e a vontade de Deus é que dão direção às nossas ações.

Trabalho significativo (Ex. 3:...). Há duas maneiras de ver o nosso trabalho: o efeito e resultado que tem para a sociedade; outra maneira é ver o seu valor por causa do chamamento de Deus. É Deus quem dá valor ao trabalho, e faz com que tenha significado.

Curiosidade crítica (Mistério de Deus – Jó). Porque Deus é mistério, somos motivados a querer descobrir mais e mais sobre Deus, onde podemos achá-lo.

Um Ser restaurado (base: a imagem de Deus – Gn 1: 26-28). Fomos criados à imagem de Deus. A def. de salvação não é ganhar uma passagem para o paraíso. Salvação é muito mais: é a maravilhosa oportunidade de restaurar a imagem de Deus em nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário