sábado, 22 de outubro de 2011

O que significa ser Wesleyano


O que significa Ser Wesleyano

por Steve Harper

A totalidade do que significa ser Wesleyano está além do escopo deste artigo, mas selecionei um número significativo de identificadores.

Os Wesleyanos não são separatistas
Queremos ter comunhão com todos os outros cristãos. Nós não somos separatistas ou sectários. A primeira publicação de Wesley sobre o início do movimento metodista foi intitulada, "O Caráter de um Metodista"; Nela ele deixou claro que metodistas não tinham o desejo de ser distintos de outros crentes. Isto ainda é verdade. Afirmamos as doutrinas básicas do cristianismo. Confessamos os credos históricos. Nos unimos aos demais cristãos em ações ministeriais e missionárias sempre que possível.

Os Wesleyanos vêm a teologia como um chamado à salvação 
Mais do que meros tópicos ou doutrinas, teologia é a história da graça de Deus que atua constantemente e de modo preveniente promovendo conversão, santificação, e, por fim, a glorificação. Teologia tem a ver também com aquela que deve ser a nossa adequada resposta à graça, a saber, a santidade do coração e da vida, que se dá através da prática disciplinada dos meios da graça. Os Wesleyanos compreendem o cristianismo mais como uma vida a ser vivida do que um conjunto de crenças a ser professado.

Os Wesleyanos acreditam que todas as pessoas podem ser salvas 
Nós não acreditamos que Deus predestina algumas pessoas para irem para o céu e outras para irem para o inferno. Tomamos João 3:16 literalmente, que ensina que Deus ama o mundo inteiro e está disposto a salvar "quem" crê em Jesus. Deus não quer que ninguém pereça; Ele não tomou qualquer decisão que possa excluir pessoas da possibilidade de serem salvas. Jesus morreu por todos. Ninguém precisa deixar de desfrutar a vida cristã abundante na Terra e a eternidade no céu.

Os Wesleyanos acreditam que podemos estar seguros de nossa salvação 
Acreditamos que podemos estar seguros de nossa salvação. Tal segurança não está baseada numa presunção sobre o futuro, mas, sim, na presente e plena confiança que temos em Deus. Tal confiança é também a fonte de um dos frutos do Espírito que é a alegria. Wesley estava convencido de que a verdadeira santidade seria acompanhada por uma profunda felicidade. Vida cristã é vida "abençoada".

Os Wesleyanos acreditam que as pessoas podem ser salvas "ao extremo" 
John Wesley denominou isto de "plena salvação." Perfeição cristã é a nossa marca, uma salvação em que não somos apenas salvos do pecado, mas também salvos para uma nova vida de justiça. Podemos ter uma plena santificação como fruto e resposta à graça de Deus em que tanto a amplitude como também profundidade das nossas vidas são consagradas a Deus. Esta experiência pode ser iniciada por um momento de entrega, e, então, seguida por uma profunda devoção e dedicação de nossa vida restante ao Senhor. Limpeza e consagração são descritas por Wesley em termos de santidade de coração e de vida.

Wesleyanos combinam fé e ação 
Nós combinamos crenças em vez de separá-las, por exemplo: fé e obras, pessoal e social, coração e cabeça, piedade e misericórdia, Cristo e cultura. Acreditamos que o montante é superior a totalidade de uma das partes.
Os Wesleyanos contribuem para o cumprimento da Grande Comissão 
Cremos que o mundo é nossa paróquia e que o Senhor que nos enviou é também nosso companheiro de jornada. Temos vontade de comunicar o evangelho de maneiras que permitam que todas as raças e culturas possam responder positivamente a Deus. Oferecemos Cristo no evangelismo que resulta no novo nascimento, e no estímulo que resulta em vida transformada. Reconhecemos que nossa missão engloba a todos os homens e ao homem como um todo, corpo, alma e espírito.
Os Wesleyanos possuem um conceito elevado da igreja 
Nós rejeitamos qualquer ideia de independência cristã, procuramos, em vez disto, estarmos inseridos na comunidade cristã que nos une com aquela grande nuvem de testemunhas que já estão no céu e nos irmanamos também na terra com todos aqueles que estão comprometidos com o cumprimento da Grande Comissão. Como membros do Corpo de Cristo, buscamos ser fiéis a Igreja e a sua missão e nos reunimos constantemente para adoração, oração, estudo da Palavra e celebração dos sacramentos.

Os Wesleyanos capacitam todo o povo de Deus para o cumprimento da Missão 
O metodismo primitivo formou mais líderes leigos que líderes do clero. Muitos destes líderes eram mulheres. A nossa herança nos ensina a capacitar todas as pessoas para o exercício de seus dons e talentos com vistas à edificação da igreja e cumprimento de nossa missão no Mundo. Nós nos opomos veementemente a todos os conceitos de fé ou eclesiologia que criam uma elite profissional que reserva a si o direito exclusivo de ministrar o Evangelho em detrimento do restante do povo de Deus.

The Herald Asbury
-Steve Harper é Vice Presidente e professor de formação espiritual no Campus do Seminário Asbury em Orlando, FL.
Tradução: Ildo Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário