sábado, 22 de outubro de 2011

Batizados com água e com fogo!

A água e o fogo são descritos na Bíblia como elementos purificadores: “Toda a coisa que pode resistir ao fogo, fareis passar pelo fogo, para que fique limpa, todavia se purificará com a água da purificação; mas tudo que não pode resistir ao fogo, fareis passar pela água” (Nm 31.23). “Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros. E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata" (Ml 3.1.3)

Interessante notar que, visando a nossa santificação, o batismo de Cristo não contem apenas o elemento da água, mas também o do fogo! “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo” (Mt 3.11).

Para ser salvo é necessário nascer de novo, o que significa nascer tanto da água como também do Espírito: "Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus" (Jo 3.5).

O Espírito age como água e fogo em favor da nossa purificação. Paulo o descreve como abundante água purificadora: "... Nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador" (Tt 3.5-6). Já, no Livro de Apocalipse, o Espírito Santo é descrito como sete lâmpadas de fogo (Ap 4.5). A língua do profeta Isaías foi santificada com fogo do altar (Is 6.7) e, no dia de Pentecostes, o derramar do Espírito foi acompanhado com línguas de fogo (At 2.3)!

Observa-se também que Jesus lavou os pés dos discípulos durante a cerimônia da Ceia do Senhor (Jo 13). Jesus disse que o que não fosse lavado não teria parte com ele, ensinando que a purificação é uma condição necessária para comunhão com Deus. Pedro, chegou a pedir um banho da cabeça aos pés, tal era o seu desejo de ter comunhão com Cristo. Mas Jesus lembra a Pedro que ele já havia sido batizado, de modo que não se fazia necessário um rebatismo, mas, sim, um trabalho de manutenção. Eis aí uma interessante ligação entre o Batismo e a Ceia do Senhor, ambos contendo o elemento purificador da água em favor de nossa santificação! A graça santificadora da salvação segue operante em favor do crente em sua missão peregrina nesta Terra, de modo que se vier a pecar, há sempre uma provisão para o seu perdão e purificação (1 Jo 1.9-2.1).

Os rituais levíticos mostram muito zelo pela purificação de tudo o que era consagrado ao Senhor (Lv 8.10, 11). Os elementos do fogo e da água estão presentes no ritual de consagração do tabernáculo. Tudo deve estar em ordem: "e porás em ordem o que se deve pôr em ordem nela" (Ex 40.4); O fogo está presente: "também colocarás nele o candelabro, e acenderás as suas lâmpadas"; e a água não podia ficar de fora: "E porás a pia entre a tenda da congregação e o altar, e nela porás água" (Ex 40.7) e "farás também chegar a Arão e a seus filhos à porta da tenda da congregação; e os lavarás com água" (Ex 40.12). Outro símbolo do Espírito Santo, o azeite, também é visto aqui como elemento santificador: "Então tomarás o azeite da unção, e ungirás o tabernáculo, e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus pertences, e será santo. Ungirás também o altar do holocausto, e todos os seus utensílios; e santificarás o altar; e o altar será santíssimo" (Ex 40.8, 10).

Deus é santo e tudo o que pertence ao Senhor deve também ser santificado: "Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus" (Lv 20:7). "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver" (1 Pe 1:15). "O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade" (2 Tm 2:19).

Batizados em Cristo, nascemos de novo pela água e pelo Espírito (Jo 3.5). Fomos purificados (Tt 3.5), renovados à imagem de Deus (Rm 8.29), fomos feitos filhos de Deus (Jo 1.12), nos tornamos em "geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido, para anunciar as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pe 2:9). "...Refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" (2 Co 3:18).

O batismo cristão é algo poderoso, é batismo com o Espírito Santo e com fogo, representando não apenas uma obra de Deus a favor de nós, mas também uma poderosa obra do Espírito dentro de nós (Ez 36.26), nos purificando e nos habilitando para a comunhão com o santíssimo Deus (1 Co 1.9), e para um novo viver (Rm 6.4), de modo a sermos capazes de darmos um fiel testemunho dele (At 1.8), agindo como bom perfume de Cristo (2 Co 2.15), como sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13-16)!

Bispo José Ildo Swartele de Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário